by Mali
Há nove meses atrás, precisamente há nove meses, começaram a aparecer uns quantos termos novos no nosso dia-a-dia. COVID-19, Coronavírus, confinamento, quarentena, aulas online, encerramento de todos os estabelecimentos, desemprego, miséria, grande número de infetados em Portugal, mortes, crise. Crise? Pessoas a morrer? A ficar sem família? Como é que é possível? Como é que Portugal, um dos países mais pequenos no mapa, chegou a este ponto? Ao ponto dos 10.000 novos casos por dia? Ao ponto das 200 mortes diárias? Como? Alguém me explica?
Pois é, tentam de tudo, à hora do almoço umas regras, à hora do jantar outras! Não vai resultar assim, sabem porquê? É muito fácil, simplesmente é a falta de civismo das pessoas, é o simples “é só uma vez que vou sair, uma vez não são vezes” ou o “hoje é dia de festa”! NÃO! NÃO É BEM ASSIM OK? CHEGA! O que adianta 10 pessoas não saírem de casa, se as outras 20 saírem à rua? Pois é, porque não refletir sobre isto?
A vida é e sempre foi injusta, mais para uns do que para outros. Mas vou falar de um aspeto importante: será que o governo está a agir bem, por autorizar as grandes empresas funcionarem e aquelas que realmente precisam não autorizar? Um exemplo simples e acessível a todos: se formos ali ao fundo da rua, vemos um restaurante familiar com 3 funcionários da mesma família, aquele que costumávamos ir lá comer de vez em quando para pôr a conversa em dia, fechado. Totalmente fechado. Mas se formos ao centro da cidade, no McDonald’s vemos a fila de carros tão grande que quase sai fora do parque de estacionamento, só para 30 famílias irem buscar comida porque não lhes apeteceu fazer o almoço naquele dia. No entanto, a família que tem aquele restaurante do fundo da rua não está a receber nem 1 cêntimo e por isso está a passar bastante mal pois já não tem mais o que pôr na mesa para alimentar as suas crianças, mas todos aqueles que estão no maldito restaurante no meio da cidade estão felizes da vida, a receber o seu ordenado normal como se fosse nos anos anteriores! Pois é, as pessoas que realmente precisam são aquelas que menos falam, por se sentirem com vergonha daquilo que lhes está a acontecer, digo eu!
Exato, muita coisa neste país não está certa! Somos o pior país a nível mundial com a pandemia, aquele que mais infetados diários tem, aquele que mais mortes diárias tem! Podemos pensar nisto? Ou melhor, tu que estás a ler isto, podes? Só mais uma coisinha, agora mais do que nunca, FICA EM CASA! Por ti, por mim e por nós!
Comentários
Enviar um comentário